Muitos vendedores perdem seu cliente pela forma de abordagem ou simplesmente expressam desisteresse pelas necessidades de seu cliente, perdendo assim o fechamento de negócios. Segue abaixo algumas rápidas dicas para ter um atendimento eficaz, fechando a venda e fidelizando o cliente.
1) Seja naturalmente simpatico.
Ser simpático deve ser algo natural e não forçado. Precisa-se entendender a necessidade do cliente, bem como o momento que está passando. A palavra simpatia vem do latim: SIMPATHIA, “comunhão de sentimentos”, do Grego SYMPATHEIA, “capacidade de sentir o mesmo que outrem, de ser afetado pelos sentimentos alheios (positivos ou negativos)”, formada por SYN-, “junto”, mais PATHOS, “sentimento”.
O sentido de “ser visto como agradável por outra pessoa” não existe em todos os idiomas.
Procure ser atencioso, agradável e gentíl. Mesmo que não saiba discernir bem as necessidades de seu cliente, será um grande ponto de vantagem.
2) Entenda a real necessidade do comprador.
Nem sempre é necessário vender algo que extrapola as necessidades do cliente, ou ofertar algo que está além da capacidade monetária do mesmo. Cuidado, se é possível oferecer algo mais caro, ofereça. Mas não deixe de vender algo mais barato. Tenha equilibrio para não perder nem o cliente nem a venda.
3) Seja pronto e positivo
Não seja um vendedor que cultiva a arte da procrastinação. Seja pronto para entregar o orçamento com uma proposta de fechamento. Procure não deixar o fechamento nem sequer para daqui 30 minutos.
Seja alguém que vai educadamente ao encontro do cliente. Tenha certeza , que se praticar a educação e o interesse de encontrar e servir seu cliente, você o terá que permanentemente com você, mesmo que o tempo passe e seu produto tenha um preço mais elevado.
4) Pratique a pós-venda.
Se possível, mantenha um contato com o cliente pós a venda. Pergunte como está o produto que comprou e seu grau de sastisfação. Mantenha atualizado por WhatsApp sobre suas novas ofertas, mas não seja inconveniente. Se seu produto for de fluxo rápido, procure negociar já o próximo pedido. Se não for, procure deixar pré-agendada sua próxima visita comercial!
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Welinton
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