Dá-se o nome de dropshipping ao método de vendas no varejo no qual o vendedor não mantém nenhum produto em estoque. O dono da loja dropshipping atua como um intermediário para a compra e é responsável somente por efetuar questões de marketing e vendas. Ou seja, ele funciona como uma vitrine terceirizada, mas todos os processos de reserva e entrega são realizados pelo fornecedor original.
Vamos a um exemplo para entender melhor?
Supondo que você seja um microempreendedor, que criou a sua loja virtual de roupas no modelo de dropshipping.Ótimo! Ocorre que, quando o consumidor finaliza a compra, a sua tarefa enquanto lojista não está encerrada. As informações da negociação são direcionadas automaticamente para o fornecedor, que fica responsável pelo envio do produto ao cliente. Veja bem: não é você, lojista, que vai entregar ao consumidor aquilo que vendeu. No dropshipping, o vendedor não manipula o produto, apenas recebe uma parcela dos lucros como motivador da compra.
Esse modelo permite, por exemplo, que na mesma loja seja oferecida uma vasta quantidade de unidades, já que não há gastos com inventário e entrega. Assim, com percentuais sobre as compras, torna-se possível ao vendedor fechar negócios em larga escala sem as preocupações naturais do pós-venda.
O que significa dropshipping?
Em uma tradução livre, o termo dropshipping poderia significar “livre de remessa”. Ou seja, nesse modelo de comércio eletrônico, o gestor é isento dos custos operacionais com entregas, que ficam a cargo do fornecedor. Portanto, antes de abrir um e-commerce, recomendo que você considere os riscos de investir tempo e dinheiro trabalhando com marcas e estoques de terceiros – ainda vou falar melhor sobre isso.
Como funciona dropshipping?
Vendedores importam as listas de produtos dos fornecedores parceiros As listas de produtos disponíveis pelos fornecedores são atualizadas com frequência.Algumas realizam os updates semanalmente, outras diariamente. Porém, o ideal é que sejam atualizados em tempo real, a partir de soluções de cloud computing. Nesse sistema, assim que alguém compra em qualquer uma das lojas que dependem do mesmo estoque atacadista, o item é removido da lista. Alguns deles, inclusive, já atualizam a loja virtual do vendedor.
Cliente realiza os pedidos na plataforma de e-commerce O próximo passo é a compra.O cliente escolhe o produto desejado, coloca no carrinho de compras e finaliza a ação. Aqui, as conversões são alimentadas pelo marketing, o que é responsabilidade do administrador da loja.Vendedor envia as ordens de compra do cliente para que o fornecedor A seguir, as plataformas de automação notificam o fornecedor sobre a compra, bem como dados pessoais e de entrega do consumidor. Fornecedores realizam as entregas aos clientes
Feito isso, o fornecedor torna-se responsável por realizar a entrega. Normalmente, também oferece suporte, atendimento e outros serviços do pós-venda, como reparo e assistência técnica.Assim, o vendedor fica isento de processos que ocorrem após o fechamento do negócio.
Bem simples, não é?
É por isso que tanta gente vem se interessando pelo dropshipping.
Se esse é o seu caso, só resta aprender como começar nessa estratégia.
Aprenda aqui essa estratégia e comece a ganhar dinheiro!
Reviewed by Redação
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março 01, 2021
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